A Escola

SEJA BEM VINDO AO BLOG DA EMEF MAL.RONDON.

ESTE BLOG ESTÁ DESTINADO AOS ALUNOS, EX-ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS QUE PASSARAM PELA ESCOLA E CONTRIBUÍRAM PARA O SEU CRESCIMENTO E A TODOS  QUE QUEIRAM CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A NOSSA ESCOLA, NOSSAS ATIVIDADES.







 Patrono da Escola


CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON nasceu em Morro Redondo (MT), no dia 05 de maio de 1865. O nome Rondon foi acrescentado muitos anos depois do seu nascimento, em homenagem à sua avó, Rosa Rondon.
O menino não chegou a conhecer o pai, e quando tinha 02 anos, a mãe faleceu, passando a ser criado pelo avô e pela madrinha. Aos 7 anos, foi levado para Cuiabá, onde cresceu e foi educado.
Foi professor primário aos 16 anos, no Liceu Cuiabano. Terminando os preparatórios, concorreu aos exames de admissão à Escola Militar e, enquanto aguardava os resultados, trabalhou como secretário da Circunscrição Regional de Cuiabá. Terminou seu curso em 1889, ano da Proclamação da República.
Rondon trabalhou durante muitos anos na instalação de linhas telegráficas, sendo que, nessa tarefa realizava também grande obra civilizadora entre os índios, respeitando sempre suas peculiaridades culturais.
Numa expedição de Rondon realizada em 1913, contou ele entre seus membros, com vários cientistas, inclusive com o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodoro Roosevelt.
Todas às vezes que era atacado pelos índios, preferia bater em retirada, pacificamente, a dar-lhes combate. Sempre respeitou seu lema "morrer, se preciso matar nunca".
Em resumo eis a obra de Rondon: instalou linhas telegráficas; desbravou e estudou uma área de 500.000 quilômetros quadrados, como inspetor de fronteiras, percorreu divisas brasileiras com os demais países sul-americanos; solucionou, pacificamente a questão dos limites entre Peru e Colômbia; estudou os cursos d´água, a situação das montanhas, as riquezas naturais de diversas regiões brasileiras, corrigindo inúmeros erros dos livros e mapas; trouxe ao Museu Nacional, no decurso de suas expedições, mais de 20 mil espécies vegetais, animais e minerais ainda não estudados, para classificação científicas.
Como homenagem do Governo o nome do Território de Guaporé acabou modificando-se para Rondônia, pela Lei nº 2731, do dia 17 de fevereiro de 1959. Hoje, constitui-se no Estado do mesmo nome.




Nenhum comentário:

Postar um comentário